No dia 24 de maio, quatro alunas do AP18, Adriana Cruz, Débora Figueiredo, Isabele Machado e Leonor Andrade (The Power Innovation) participaram no concurso Technovation Girl. Estas alunas foram defender a sua ideia, a criação de uma aplicação (App), TENNIN, para resolver um problema muito pertinente e atual, o uso excessivo de ecrãs por crianças e jovens.
Está comprovado cientificamente que o uso excessivo de ecrãs pode ter várias consequências negativas em diferentes áreas do desenvolvimento, tais como, atrasos na fala e linguagem, dificuldades de atenção e concentração, problemas de memória e aprendizagem, ansiedade e depressão, baixa autoestima, isolamento social, problemas de sono, obesidade, problemas de visão, entre tantos outros. A TENNIN quer mitigar estes riscos e estabelecer limites claros para o uso de ecrãs e ao mesmo tempo promover atividades que envolvam interação humana, brincadeiras ao ar livre e exploração do mundo real. Após um determinado limite de tempo, um Avatar personalizado pelo utilizador em formato 3D irá aparecer no ecrã do telemóvel e irá propor desafios e atividades super divertidas, que podem ser adicionadas pela aplicação ou pelo responsável da mesma (pais ou encarregados de educação).
Ao longo dos meses de desenvolvimento deste projeto, tivemos como parceiros a empresa Abbott e a Happy Code do Lumiar, às quais agradecemos profundamente o apoio constante e incondicional.
Os nosso parabéns às alunas que tiveram a ousadia de criarem e defenderam a sua ideia, representando muito bem o género feminino e o nosso Agrupamento.
A Coordenadora do CCV AEFN
Paula Gouveia
![]() |
![]() |