Oferta Educativa 2019/2020

Oferta Educativa 2019-20

Pré-inscrição on-line nos Cursos CEF e Profissional

Cursos de Educação e Formação
  • Assistente Administrativo
Ensino Profissional

Celebrar Sophia - 6 de novembro 2019

 

Hoje, dia 6 de novembro, o Agrupamento celebrou os 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, patrona de uma das nossas escolas e uma das grandes poetisas portuguesas do século XX.

Nas várias escolas, os alunos assistiram ou apresentaram trabalhos sobre a vida e a obra da autora. Leram poemas e outros textos.  

Nos átrios das escolas e nas bibliotecas, foram expostos trabalhos dos alunos.

 

Espalharam-se nas portas das salas de aulas da SMBA versos da Sophia (“Viste há um papel na porta”, “Sim é poesia, poesia da Sophia; hoje é o centenário do seu nascimento”). 

A turma do AP12 apresentou uma pequena dramatização do conto A fada Oriana para 3 turmas do 5.º e do 6.º ano e os alunos do 5.ºA fizeram uma leitura coral do poema “Fundo do Mar”. 

Ao almoço, os alunos da SMBA e da ESFN, bem como os professores e funcionários, foram brindados com um individual de mesa novo com “uma sopa de letras”, com os títulos das suas obras em francês.

Na Sacadura Cabral, alunos do 4.º ano leram a Menina de Mar e a turma do 4.º E fez uma coreografia da música “Onde irei ter”. Nestas sessões, estiveram presentes representantes da Associação de Pais e do ABCD.

Este foi o início da celebração do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen que terá um novo ponto alto no final de novembro e terminará em março de 2020 com a Semana da Leitura.

Parabéns a todos os elementos da Comunidade Educativa que participaram e estão a participar nestas iniciativas.