Ação de sensibilização sobre os Riscos Psicossociais do Trabalho

Os alunos do Curso Profissional de Apoio Psicossocial participaram hoje numa ação de sensibilização sobre “Riscos Psicossociais do Trabalho”, realizada pela Autoridade para as Condições do Trabalho (A.C.T.).
Agradecemos a excelente colaboração dos dinamizadores, Dra. Filipa Correia e Dr. Paulo Saraiva que, fazendo uma abordagem positiva e preventiva, advertiram os nossos futuros técnicos para os riscos emergentes no campo da segurança e saúde no trabalho.

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho considera que a prevenção e gestão dos riscos psicossociais e do stresse constitui um imperativo social no mundo do trabalho, dado o seu impacto na saúde de pessoas, organizações e economias nacionais.


A Palestra hoje realizada teve por objetivo sensibilizar os nossos futuros Técnicos de Apoio Psicossocial para a importância de criar estratégias que permitam gerir contextos socioprofissionais problemáticos, bem como evitar os efeitos negativos a nível psicológico, físico e social. Sendo jovens e em início de atividade laboral, poderão não ter experiência ou maturidade física e psicológica suficiente para avaliar os riscos que enfrentam. Por conseguinte, desenvolver competências para percecionar os riscos psicossociais e criar mecanismos de gestão do stresse é fundamental para garantir o sucesso no trabalho de intervenção na comunidade.