Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

Realizou-se no passado dia 29 de janeiro a etapa final, a nível de escola, da iniciativa Parlamento dos Jovens, a sessão escolar, na qual os 31 deputados, que compunham a Assembleia, elegeram o Presidente da mesa, Josimar Gamboa, para dirigir os trabalhos da referida sessão, procedeu-se também à eleição dos deputados que representarão a escola na Sessão Distrital, tendo sido eleitas como deputadas efetivas as alunas Leonor Monteiro Chaves Ruivo, Gabriela Filipa Alves Garcia, e como suplente, a aluna Matilde Rodrigues Gonçalves Matanço.

Em seguida, a Assembleia discutiu todas as medidas apresentadas pelas 4 listas, de forma a eleger as medidas a defender na fase seguinte, as quais são:

- Realização de palestras, por técnicos especializados, em todas as escolas básicas e secundárias, no dia da não violência – 02 de outubro.

- Angariação de fundos para instituições de apoio à vítima, de forma a ajudar com despesas legais ou outras que possam surgir na defesa das vítimas.

- Publicitar nas redes sociais casos reais de violência doméstica e/ou no namoro protegendo a identidade de vítimas e agressores.

Ao longo de todo o processo realizaram-se várias atividades de discussão/debate que permitiram aos alunos não só inteirar-se sobre o tema em discussão, como também perceber o funcionamento da “coisa pública”, mais concretamente da sua principal instituição, o Parlamento. Destas atividades destacam-se a presença da Sra. Deputada Dra. Rita Borges Madeira, que se deslocou à Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen, e a Sra. Deputada Dra. Sandra Pereira, que se descolou à Escola Secundária Fernando Namora, que permitiram aos nossos alunos esclarecer quaisquer dúvidas e entender como se processa o trabalho na Assembleia da Républica.

 

Foi, e continua a ser, sem dúvida, uma experiência extraordinária para um contexto social como o do nosso Agrupamento e um verdadeiro exercício de cidadania ativa e participativa.

Todos os intervenientes no processo, alunos e professores, consideram a iniciativa um sucesso, sucesso esse que se espera que se prolongue por muitos anos, agora que foi dado o primeiro passo para a participação ativa dos alunos do Agrupamento de Escolas Fernando Namora no Parlamento dos Jovens.

Link para reportagem da TvAmadora.