Projeto “O Pinto vai à Escola”

Este projeto desenvolveu-se na ESMBA e permitiu que toda a comunidade educativa acompanhasse o período de incubação de 20 ovos e a eclosão dos pintos, assim como a sua primeira semana de vida. A turma do 5.ºC foi quem dinamizou o projeto junto das restantes turmas do 5.º ano e de duas do 8.º ano.

No dia 21 de janeiro, recebemos na nossa aula a Eng. Inês Carolino que nos veio apresentar o Projeto “O Pinto vai à Escola”, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Explicou-nos o que são as raças autóctones e quais as raças portuguesas de galináceos. Falou-nos da reprodução nestes animais, do dimorfismo sexual e do período de incubação. Deixou à nossa responsabilidade 20 ovos que foram colocados numa incubadora. Durante 21 dias fomos explicando aos outros colegas do 5.º ano (e a uma turma de 8.º ano) este projecto, indo fazer visitas à incubadora. Depois do período de incubação, no dia 10, começaram a eclodir os primeiros pintos! Foi uma grande emoção. Nasceram 14 pintos que foram colocados numa caixa onde tinham comida, água e um aquecedor. No dia 17, a Engenheira Inês veio buscá-los para o Instituto, onde têm melhores condições de vida.

Foi um projecto muito interessante pois pudemos ver ”ao vivo” aquilo que está explicado nos livros. Todas as pessoas acharam os pintos muito fofinhos!!!



A turma do 5.ºC