No dia 5 de novembro, as turmas 7.º A e 7.º B participaram na atividade “Terra Irrequieta”, promovida pelo Pavilhão do Conhecimento, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Sensibilização para o Risco de Tsunami.
Ao longo da atividade, os alunos exploraram as causas dos sismos e aprenderam como mitigar os seus efeitos, o que colocar numa mochila de emergência e quais os procedimentos a adotar em caso de sismo. Tiveram ainda a oportunidade de experimentar o impacto de um sismo em diferentes construções, testando a resistência de edifícios criados com blocos e desenvolvendo estratégias para os tornar mais seguros.
Os participantes estiveram em contacto com investigadores, especialistas e jovens cientistas, que dinamizaram várias estações interativas. Estas envolveram instituições de referência como o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), o Instituto Dom Luiz (IDL), o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Clube Ciência Viva na Escola – Escola Secundária de Palmela.
Os alunos também jogaram o jogo online “Treme-Treme”, desenvolvido por investigadores do Instituto Superior Técnico, onde puderam testar os seus conhecimentos sobre sismos de forma lúdica e educativa.
A experiência revelou-se altamente enriquecedora, despertando nos alunos a curiosidade científica e reforçando a consciência para a importância da prevenção e preparação em situações de risco natural.