“A verdadeira educação deve cultivar o respeito pela diversidade e preparar-nos para viver juntos, em harmonia.” 

Ban Ki-moon (ex-Secretário-Geral das Nações Unidas)

As Valências de Apoio Especializado que integram o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) do Agrupamento de Escolas Fernando Namora funcionam em três estabelecimentos de ensino:

  • EB1/JI Sacadura Cabral – Unidade de Ensino Estruturado (UEE SC), destinada a alunos do 1.º ciclo.
  • EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen – Unidade de Ensino Estruturado (UEE SMBA), destinada a alunos dos 2.º e 3.º ciclos.
  • Secundária Fernando Namora – Unidade de Ensino Estruturado (UEE FN), destinada a alunos do 3.º ciclo e secundário.

 

Estas valências constituem-se como salas de apoio multifuncionais e inclusivas, criadas para responder às necessidades educativas individuais de cada aluno, através de ações complementares e suplementares do trabalho desenvolvido nas turmas de referência. O seu propósito central é garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, num ambiente estruturado, significativo e estimulante.

O Agrupamento, pauta a sua ação pelos princípios da educação inclusiva e equitativa, conforme preconizado nos Decretos-Leis n.º 54/2018 e n.º 55/2018, acreditando que a escola é um espaço privilegiado para acolher a diversidade, promover a igualdade de oportunidades e valorizar cada aluno como um ser único.

As UEE materializam, assim, uma abordagem centrada na pessoa, que procura o desenvolvimento global, a autonomia e a participação ativa dos alunos em contextos diversificados de aprendizagem e de vida. A intervenção é planeada e articulada entre docentes de educação especial, terapeutas, técnicos especializados e professores titulares ou diretores de turma, em estreita cooperação com as famílias e a comunidade educativa.

Acreditamos que a inclusão é um caminho colectivo e por isso, o trabalho realizado nas UEE é o reflexo da dedicação, competência e sensibilidade humana de todos os profissionais que, diariamente, se empenham em construir oportunidades, abrir horizontes e transformar desafios em conquistas.

Cada sorriso, cada gesto de progresso e cada momento de partilha são o testemunho vivo de que a inclusão não é apenas uma meta educativa — é um compromisso ético e social.

Por isso, o Agrupamento de Escolas Fernando Namora continua a trabalhar e a agir em conjunto, com todos e para todos, na construção de uma escola mais justa, humana e verdadeiramente inclusiva.