Programa Mentorias

A todos os alunos que decidiram aceitar ser Mentores, bem como aos professores e encarregados de educação envolvidos. Agradecemos a vossa contribuição no apoio aos Mentorandos - colegas com mais dificuldades, ajudando-os a melhorar os resultados escolares e consequentemente a acreditarem mais em si próprios.

Nas formações realizadas em novembro (online), dinamizadas pela psicóloga (Eulália Gonçalves) e pela coordenadora dos DT do 3º ciclo (Madalena Dias), estiveram presentes 71 mentores do 2º e 3º ciclo, tendo sido avaliadas como muito positivas, de acordo com a opinião de 30 mentores, no Google forms. De acordo com a totalidade destes alunos, para além de terem gostado de estar presentes, acharam útil e pensam pôr em prática as estratégias apresentadas. Nomeadamente conhecer e criar proximidade com o mentorando, ser boa ouvinte e estar atento à minha mentoranda, criando um diário das mentorias, recorrer aos meios digitais, respeitar o ritmo dos mentorandos, recorrer aos professores se necessário, dar dicas e sugestões, dar trabalho extra se necessário, ajudar a ultrapassar dificuldades, ajudo-a a estudar e a fazer resumos para tentar melhorar as notas e esclarecer-lhe as dúvidas todas e ainda recorrerem a uma rede de suporte entre Mentores, criando um grupo do WhatsApp dos mentores.

 

Programa Mentorias



O reconhecimento da importância das Mentorias entre pares já existe desde a antiguidade, considerando-se que estas trazem ganhos significativos ao nível académico, social e pessoal, para os Mentores e para os Mentorandos https://www.youtube.com/watch?v=PQyxdsG6TvY&feature=youtu.be.
No nosso Agrupamento já se tem vindo a fazer muito trabalho no âmbito das Mentorias sem a referida designação. São exemplos dessas intervenções o Apadrinhamento no 1º ciclo, do 1º para o 2º ciclo…um salto de gigante, o Apadrinhamento nos cursos profissionais, o Ombro Amigo, entre outros.
No corrente ano letivo as Mentorias constituem uma orientação da DGEST, daí a importância da divulgação a todos os DT para que o programa possa ser generalizado e formalizado no Agrupamento.
O objectivo geral das Mentorias é promover a orientação e a interajuda entre alunos visando ajudar nas aprendizagens, esclarecimentos de dúvidas e na integração escolar.
Para além dos Mentores e Mentorando, escolhidos com conhecimento dos respetivos Encarregados de Educação, é importante a coordenação deste projeto, acompanhando o processo e avaliação do mesmo.
A seleção do Mentores deve incidir essencialmente em características pessoais que remetem para a empatia, comunicação e assertividade. A intervenção dos Mentores fica registada no seu Certificado.
Os Mentorandos também devem possuir características de proatividade e capacidade de aceitar o feedback dos Mentores.
No corrente ano letivo será importante recorrer a um acompanhamento dos Mentores tendencialmente à distância.
Apesar da coordenação das Mentorias ser da responsabilidade dos Diretores de Turma, estaremos disponíveis para apoiar todo o processo de preparação e desenvolvimento do Programa.


Brandoa, 21 de outubro de 2020
Madalena Dias (Coordenadora dos DT do 3º ciclo)
Eulália Gonçalves (psicóloga do SPO)

 

Amadora Educa Jogos Juvenis Escolares Portal das Escolas

DecoJovem Kit do Mar Eco-Escolas Clube da Ãgua  

Contactos:

Av. Ruy Luís Gomes, Brandoa

2650-179 Amadora

Tel.: 214767710

Email: geral@aefn.pt

 

RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS (DGESTE)

- Sr. João Carlos Mourato |  218 433 900 | rgpd.dsrlvt@dgeste.mec.pt

ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (AEFN)

- Prof. João Tomé | 214 767 710