Leituras Centenárias

  

No dia 16 de novembro, assinalou-se o início das comemorações do Centenário de José Saramago.

De acordo com o programa oficial proposto pela Fundação José Saramago, realizou-se, em 100 escolas do ensino básico (talvez 300), a leitura do conto A Maior Flor do Mundo. A EB1/JI da Brandoa, a EB1/JI Sacadura Cabral e a EB2/3 Sophia de Mello Breyner Andresen integram, a nível nacional, as 100 escolas que participaram nas Leituras Centenárias.

A Biblioteca Escolar, em parceria com a equipa dos Projetos, mobilizou o Agrupamento para que fosse recordada uma das maiores figuras da cultura portuguesa, José Saramago, no dia em que completaria 99 anos. Assim, os professores titulares, de português e de outras disciplinas foram convidados a participar nesta iniciativa, visualizando, nas suas aulas, uma biografia do escritor e uma das Leituras centenárias feitas pelos nossos alunos. Este foi também o momento para divulgar um dos projetos que pretende envolver todos os alunos do Agrupamento ao longo do ano letivo, a comemoração do Centenário de José Saramago.

No projeto intitulado “Leituras Saramaguianas”, a obra de Saramago será explorada em diversas disciplinas. Os nossos Parabéns a todos os participantes.

 

As leituras dos nossos alunos em vídeo