TIMSS 2023 / ICILS 2023

     

Portugal vai participar, juntamente com mais de 60 países, no estudo Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), dirigido a alunos do 8.º ano de escolaridade na avaliação internacional de matemática e ciências. À semelhança das avaliações anteriores o TIMSS 2023 recolherá informações detalhadas sobre o currículo, práticas de ensino e recursos escolares destes alunos.

Centro de Estudos Internacionais TIMSS & PIRLS  na Lynch School of Education, Boston College, trabalha em estreita cooperação com o IEA e os centros nacionais dos países participantes. O ciclo de 2023 apresenta aos países a oportunidade única de participar do TIMSS e do International Computer and Information Literacy Study (ICILS) da IEA ao mesmo tempo. 

A recolha de dados de ambos os estudos permitirá que as entidades participantes obtenham uma compreensão mais alargada dos resultados educacionais: enquanto o ICILS 2023 mede as habilidades de alfabetização em informática dos alunos, o TIMSS 2023 usa uma avaliação baseada em computador para avaliar as realizações em matemática e ciências. 

A participação em ambos os estudos permitirá que os países relacionem esses resultados educacionais. 

O Agrupamento de Escolas Fernando Namora foi selecionado para participar neste estudo, sendo a sua colaboração fundamental para o sucesso da iniciativa

Os resultados obtidos não serão usados individualmente para qualquer avaliação interna ou externa dos alunos ou das respetivas escolas.

A coordenação da participação nacional nos estudos TIMSS 2023 e ICILS 2023 é assegurada pela Equipa dos Estudos Internacionais do IAVE.