Dia Mundial da Saúde Mental

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Saúde Mental, o PES- Promoção e Educação para a Saúde desafiou os alunos do 3º. ciclo e secundário, em colaboração com os respetivos Diretores de Turma, para uma reflexão acerca deste tema, cada vez mais premente na nossa sociedade.

Em sala de aula foi apresentado um pequeno vídeo motivador, tendo os alunos elaborado frases promotoras de saúde mental que foram expostas na escola, no dia Mundial da Saúde Mental - 10 de outubro.
Paralelamente, no mesmo dia, 7 turmas participaram em sessões, dinamizadas pela psicóloga Eulália Gonçalves, referentes à saúde mental. A avaliação efetuada pelos alunos foi muito positiva. A grande maioria referiu ter gostado de participar e considerou-a muito útil, entendendo que a sessão teve essencialmente aspetos positivos. Destacaram o tipo de abordagem que desencadeou o interesse, a participação ativa dos alunos e as informações veiculadas que lhes permitiram entender melhor a saúde mental. Concretamente, referiram a desmistificação de estereótipos relacionados a saúde mental, "dicas" para a promover a saúde mental e locais específicos para pedir ajuda quando necessário.
Recorrendo à parceria com o Hospital dos Lusíadas, foi ainda dinamizada uma sessão dirigida aos pais, orientada pelo Enfermeiro Tiago Cardoso da referida instituição, com o apoio do PES e da Associação de Pais, tendo-se verificado grande interesse e participação dos presentes.
Face aos pedidos por parte de professores e da Associação de Pais, ficaram ainda programadas sessões sobre saúde mental para outras turmas.
A equipa PES agradece a excelente colaboração de todos os envolvidos.

Amadora Educa Jogos Juvenis Escolares Portal das Escolas educare DecoJovem Kit do Mar Eco-Escolas Clube da Ãgua

RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS (DGESTE)
- Sr. João Carlos Mourato |   218 433 900 |  rgpd.dsrlvt@dgeste.mec.pt
ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (AEFN)
- Prof. João Tomé |  214 767 710 |  joaotome@aefn.pt