Uma experiência sem igual! Depois de termos apresentado o vídeo de candidatura ao projeto RetoTech Fundación Endesa – Portugal, através do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Fernando Namora, e de termos sido selecionados, foi altura de pormos mãos à obra.
A turma do 5.º B da Escola Sophia de Mello Breyner Andresen, apoiada pelo seu Conselho de Turma e pela professora Paula Gouveia do CCV AEFN, assumiu este grande e inédito desafio nas suas vidas académicas. Foi um projeto que passou por diversas fases, desde o desenvolvimento da ideia até à sua implementação, passando pela construção de uma maquete e abrangeu diversas áreas, nomeadamente criação de produtos manufaturados, música, robótica, programação e impressão 3D [https://www.youtube.com/watch?v=IHenb3zgDZc].
No passado dia 29 de maio, a turma 5.º B apresentou o seu projeto STEAM “Guardião Robotech”, na I Edição RetoTech Fundación Endesa, que decorreu na Escola Secundária de Odivelas e contou com a presença de cerca de 28 escolas a nível nacional, tendo estado presentes a Direção Geral de Educação de Lisboa, a Endesa Portugal, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e a Direção da Escola que acolheu o festival. O transporte foi gentilmente assegurado pelo Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal da Amadora, a quem agradecemos.
Ainda no dia 7 de junho, ao final da tarde, o projeto foi igualmente apresentado à comunidade no 2.º Dia Aberto do Clube Ciência Viva do AEFN.