A todos os alunos que decidiram aceitar ser Mentores, bem como aos professores e encarregados de educação envolvidos. Agradecemos a vossa contribuição no apoio aos Mentorandos - colegas com mais dificuldades, ajudando-os a melhorar os resultados escolares e consequentemente a acreditarem mais em si próprios.
Nas formações realizadas em novembro (online), dinamizadas pela psicóloga (Eulália Gonçalves) e pela coordenadora dos DT do 3º ciclo (Madalena Dias), estiveram presentes 71 mentores do 2º e 3º ciclo, tendo sido avaliadas como muito positivas, de acordo com a opinião de 30 mentores, no Google forms. De acordo com a totalidade destes alunos, para além de terem gostado de estar presentes, acharam útil e pensam pôr em prática as estratégias apresentadas. Nomeadamente conhecer e criar proximidade com o mentorando, ser boa ouvinte e estar atento à minha mentoranda, criando um diário das mentorias, recorrer aos meios digitais, respeitar o ritmo dos mentorandos, recorrer aos professores se necessário, dar dicas e sugestões, dar trabalho extra se necessário, ajudar a ultrapassar dificuldades, ajudo-a a estudar e a fazer resumos para tentar melhorar as notas e esclarecer-lhe as dúvidas todas e ainda recorrerem a uma rede de suporte entre Mentores, criando um grupo do WhatsApp dos mentores.
Programa Mentorias
O reconhecimento da importância das Mentorias entre pares já existe desde a antiguidade, considerando-se que estas trazem ganhos significativos ao nível académico, social e pessoal, para os Mentores e para os Mentorandos https://www.youtube.com/watch?v=PQyxdsG6TvY&feature=youtu.be.
No nosso Agrupamento já se tem vindo a fazer muito trabalho no âmbito das Mentorias sem a referida designação. São exemplos dessas intervenções o Apadrinhamento no 1º ciclo, do 1º para o 2º ciclo…um salto de gigante, o Apadrinhamento nos cursos profissionais, o Ombro Amigo, entre outros.
No corrente ano letivo as Mentorias constituem uma orientação da DGEST, daí a importância da divulgação a todos os DT para que o programa possa ser generalizado e formalizado no Agrupamento.
O objectivo geral das Mentorias é promover a orientação e a interajuda entre alunos visando ajudar nas aprendizagens, esclarecimentos de dúvidas e na integração escolar.
Para além dos Mentores e Mentorando, escolhidos com conhecimento dos respetivos Encarregados de Educação, é importante a coordenação deste projeto, acompanhando o processo e avaliação do mesmo.
A seleção do Mentores deve incidir essencialmente em características pessoais que remetem para a empatia, comunicação e assertividade. A intervenção dos Mentores fica registada no seu Certificado.
Os Mentorandos também devem possuir características de proatividade e capacidade de aceitar o feedback dos Mentores.
No corrente ano letivo será importante recorrer a um acompanhamento dos Mentores tendencialmente à distância.
Apesar da coordenação das Mentorias ser da responsabilidade dos Diretores de Turma, estaremos disponíveis para apoiar todo o processo de preparação e desenvolvimento do Programa.
Brandoa, 21 de outubro de 2020
Madalena Dias (Coordenadora dos DT do 3º ciclo)
Eulália Gonçalves (psicóloga do SPO)