Portugal vai participar, juntamente com mais de 60 países, no estudo Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), dirigido a alunos do 8.º ano de escolaridade na avaliação internacional de matemática e ciências. À semelhança das avaliações anteriores o TIMSS 2023 recolherá informações detalhadas sobre o currículo, práticas de ensino e recursos escolares destes alunos.
O Centro de Estudos Internacionais TIMSS & PIRLS na Lynch School of Education, Boston College, trabalha em estreita cooperação com o IEA e os centros nacionais dos países participantes. O ciclo de 2023 apresenta aos países a oportunidade única de participar do TIMSS e do International Computer and Information Literacy Study (ICILS) da IEA ao mesmo tempo.
A recolha de dados de ambos os estudos permitirá que as entidades participantes obtenham uma compreensão mais alargada dos resultados educacionais: enquanto o ICILS 2023 mede as habilidades de alfabetização em informática dos alunos, o TIMSS 2023 usa uma avaliação baseada em computador para avaliar as realizações em matemática e ciências.
A participação em ambos os estudos permitirá que os países relacionem esses resultados educacionais.
O Agrupamento de Escolas Fernando Namora foi selecionado para participar neste estudo, sendo a sua colaboração fundamental para o sucesso da iniciativa
Os resultados obtidos não serão usados individualmente para qualquer avaliação interna ou externa dos alunos ou das respetivas escolas.
A coordenação da participação nacional nos estudos TIMSS 2023 e ICILS 2023 é assegurada pela Equipa dos Estudos Internacionais do IAVE.